Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Liga Acadêmica de Fitoterapia (LAFITO) desenvolve a oficina “Chá terapêutico”

  • Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2023, 09h37
imagem sem descrição.

Segundo a política nacional de práticas integrativas e complementares, o termo fitoterapia significa a prática que utiliza as plantas medicinais de diferentes formas. Com isso, o uso dessa terapêutica é muito comum na região Norte, pelo fato ser uma tradição cultural e apresentar um baixo custo.

Dessa forma, a Liga Acadêmica de Fitoterapia (LAFITO) desenvolveu a oficina “Chá terapêutico”, que busca apresentar os cuidados com relação ao uso dessa prática, visto que muitos usuários têm a falsa ideia de que a utilização das plantas medicinais é inofensiva e que não vão apresentar significativo potencial de toxicidade, efeitos adversos ou interações medicamentosas por serem de origem natural.  

Por isso, a LAFITO pensou em criar uma troca de experiência sobre o nome das plantas, usos, preparações e observações do uso racional entre os alunos do Curso Farmácia e a população no geral. A oficina é composta pela coordenação da professora Marcieni Ataide de Andrade e os alunos participantes da Liga, com essa proposta, a atividade foi levada duas vezes para a Universidade da Terceira Idade na UFPA, que é um programa com o objetivo de desenvolver a inclusão para idosos, com o público de aproximadamente 60 ouvintes.


Apoio: PROEX

A partir dos encontros realizados, foi observado que os idosos apresentam um vasto conhecimento popular sobre as plantas medicinais, porém existe a necessidade de elucidações a respeito das diferentes formas de uso sem que ocorra a diminuição da eficácia da terapêutica. O Portal de plantas medicinais e fitoterápicos, site institucional, auxilia nesta integração de saberes e promoção do uso correto desta prática complementar. Portanto, a oficina demonstra a importância da realização de atividades para aprimorar o uso da fitoterapia entre idosos com a finalidade de divulgação do conhecimento científico e acesso a informações importantes, sendo uma forma de conexão entre a Universidade e a comunidade. 

 

                              


Texto e imagens: Faculdade de Farmácia

registrado em:
Fim do conteúdo da página