Universidade Federal do Para
sábado, 23 de setembro de 2017

Apresentação

O Curso de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao longo de sua história, diligentemente esforça-se na construção de seu projeto pedagógico, acompanhando as perspectivas da Categoria Farmacêutica e do Conselho Federal de Farmácia (CFF) sobre a formação do profissional farmacêutico no Brasil. O fruto deste longo processo apresenta-se a seguir: o Projeto Pedagógico de Curso do Curso de Bacharelado em Farmácia da UFPA.

Buscando atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), bem como as novas Diretrizes Curriculares para formação do Farmacêutico, homologada pelo Ministério da Educação, através da Portaria CNE/CES N° 02/02 de 19 de fevereiro de 2002, o projeto pedagógico do curso de farmácia, em sua primeira revisão, agora apresentado, foi construído em um ambiente de discussão, divergências propositivas e construção coletiva. Desta forma, traduz a visão dos atores socais neste momento histórico sobre a formação do profissional farmacêutico para a sociedade, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais e de formação generalista para os cursos da área de saúde.

Neste contexto, sua estrutura remete primeiramente a uma fundamentação histórica da formação farmacêutica, sobre a qual é edificada a concepção teórico-filosófica da visão e missão do curso de farmácia, direcionando a formação generalista para inserção e atuação no Sistema Único de Saúde.

Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Tel: (91) 3201-7577 - E-mail: imprensa@ufpa.br